Metáfora motivacional - João e o pé de feijão -




Por Luciana Gomes

Olá amigos tudo bem? Hoje trago para vocês uma lenda que ouvi muito quando criança, de dentro dela pude tirar uma lição bem interessante, compartilho com vocês! Espero que gostem!

Conta a lenda que João, um rapaz muito pobre, trocou a única vaquinha que fornecia o sustento de toda sua família por três sementes de feijão ditos mágicos. Sua mãe, ao descobrir essa façanha, se desespera com o ato do filho e brigando, joga fora os fejiões mágicos, acreditando que o mesmo fora enganado por algum espertalhão das redondezas.

Mas João pensava diferente.

Mesmo com toda resistência da família ele foi em frente e plantou a semente que acreditava ser mágica e que poderia mudar sua vida levando-o a uma condição melhor. E assim João plantou, regou e cuidou das sementes com toda disciplina e fé, acreditando que ali estaria o futuro de toda sua humilde família.

Um belo dia as sementes começaram a germinar, elas cresceram e fizeram com que João chegasse a um lugar bem alto, repleto de tesouros e riquezas. Porém entre ele e o tesouro havia um grande empecilho: um gigante, forte, imponente e assustador.

Para João usufruir toda riqueza e sucesso que almejava, ele precisaria primeiro vencer este gigante. Sem isso, toda riqueza que estava diante dos seus olhos, tão próxima, jamais seria sua.

Interessante o conto de fadas não é mesmo? Mas ela nos traz também uma importante mensagem, assim como na estória em que a mãe de Joao joga fora as sementes, neste caso a oportunidade de ter acesso a uma vida melhor, na vida que levamos, muitas vezes também não enxergamos as oportunidades a nossa frente, em alguns casos escondidas sob as mais diversas formas, em outros não. Cabe-nos reconhecê-las, acreditar que somos capazes e lutar por elas, plantando, regando e enfrentando todos os gigantes que aparecerem em nosso caminho.

A colheita é certa, o segredo é não desistir no meio da caminhada, acreditar em si mesmo e não permitir que adversidades o desviem do seu objetivo.

Na estória Joao venceu o gigante assustador e tornou-se muito rico, fazendo justiça e realizando o seu maior sonho. E você, tem plantado suas sementes corretamente enfrentando os gigantes que surgem pelo caminho?

Lembre-se: "Ser o melhor consiste em fazer melhor tudo aquilo que fizer, a cada dia. Coloque-se em competição consigo mesmo constantemente."

Boas vendas e Sucesso!

Comentários

  1. Cezar Marques15 maio, 2012

    Simples e facil de ser entendindo,nao?
    Gostei.

    ResponderExcluir
  2. Thiago Delfino16 maio, 2012

    Olá luciana, muito bom esta metáfora. Vc ministra palestras aqui em São Paulo, ou só em Salvador??.

    ResponderExcluir
  3. Carol Rodrigues16 maio, 2012

    Esta metáfora é tão certa! Basta planejar, executar e aguardar a árvore brotar!
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Vanessa Assis17 maio, 2012

    Excelente lição e reflexão. Um fator muito importante, foi que João acreditou! Sem acreditar não tem como agarrar nenhuma oportunidade.

    ResponderExcluir
  5. Isabel Macarenco17 maio, 2012

    muito boa esta correlação com flexibilidade. Pessoas flexíveis não têm medo de errar e consideram o erro uma oportunidade de aprendizagem.
    “Não sobreviverão os mais fortes e nem os mais inteligentes, e sim os que melhor se adaptarem.” Charles Darwin

    ResponderExcluir
  6. Célia Sieiro17 maio, 2012

    Gostei sim Luciana. Nossa vida é um aprendizado constante. O segredo está em não desistir nunca apareça o impecílio que for.

    Valeu obrigada por transmitir esta motivação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!