Pós-Venda







"Como deve ser um pós-venda impecável?"


Resposta:

Por Mário Rodrigues, especialista em vendas.

Um atendimento de qualidade e profissionais preparados são apenas alguns dos passos para que bons negócios sejam realizados. O cliente gosta de ser bem recebido, ter um vendedor que o ajude com suas dúvidas e, que esteja disposto a dar todo o suporte sempre que necessário, até mesmo após a concretização da venda.

Quando é bem realizado, o pós-venda se torna sinônimo da pré-venda em uma próxima negociação. Esse pensamento ajuda a abrir portas em oportunidades futuras, pois, na maioria das vezes, o comprador espera que tenha o mesmo tratamento e assistência que recebeu antes da tomada de decisão. Portanto, a hora de fortalecer a confiança e estreitar a relação comercial é o momento em que o contrato é assinado.

Não é necessário um esforço fora do comum para que o pós-venda dê bons resultados, apenas permita criar uma aproximação com o cliente para saber quais são as suas reais expectativas com a última aquisição. O grande segredo é transmitir ao comprador a sensação de segurança, mostrando o quanto ele tem valor e que poderá contar com toda equipe e estrutura da empresa quando necessário.

Companhias grandes geralmente montam departamentos especializados no pós-venda, porém há também soluções mais simples. Ações como visitas técnicas, reuniões para o acompanhamento do trabalho ou ligações esporádicas para saber o grau de satisfação com o produto adquirido são sempre bem-vindas. A valorização do cliente deve estar acima de tudo.

Uma imagem positiva da empresa nasce a partir de um atendimento bem feito. Organizações e profissionais devem ter a consciência de que todo o trabalho realizado em prol do cliente contribui com o crescimento do negócio. Atos que beneficiam os compradores são capazes de gerar boas recomendações e isso pode resultar em novas vendas.

Fonte: SEBRAE

Comentários

  1. Carlos Domingos03 janeiro, 2013

    Muito bom!

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  2. Rosana Martins04 janeiro, 2013

    Isso se aplica também a empreendedor individual?

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  3. Atualmente o foco da empresa deve estar muito mais nas pessoas, e não apenas nos produtos, investir em relacionamentos duradouros é o caminho do sucesso para qualquer empresa, de qualquer porte.

    Forte Abraço!

    Luciana Gomes

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  4. João Carlos Amorin04 janeiro, 2013

    É verdade Luciana, hoje em dia com tanta concorrência, os produtos a cada dia mais parecidos, o diferencial está em saber se relacionar de forma adequada com o seu cliente!

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  5. Com certeza João e tem mais uma coisa, não basta apenas relacionar-se adequadamente, isso já faz parte da obrigação da empresa, já não é mais diferencial, é preciso o plus a mais, o esforço extra para além de satisfazer, surpreender, superar as expectativas do clientes e aí sim fixar-se na sua memória e ser lembrando nas próximas compras.

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  6. Rosana Martins04 janeiro, 2013

    Obrigada pelas respostas! Foram muito úteis para mim que estou começando agora com o meu negócio.

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  7. Rosana,

    depois visite a página do blog no facebook (www.facebook.com/melhordevendas), lá foi publicado um artigo contendo cinco dicas de marketing para empreendedores de pequeno porte, acho que pode ser bem útil para o seu negócio!

    O que precisar estou à disposição!

    Forte abraço!

    Luciana Gomes

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  8. Rosana Martins04 janeiro, 2013

    Obrigada Luciana.

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