Por
Roberto Antunes
Os
tempos são outros e os clientes também. Entender isso é primordial para que nós
vendedores possamos estar preparados para este “novo cliente”.
Sou
VENDEDOR. Escrevo em caixa alta por orgulho em dizer isso, já que ser VENDEDOR
é reunir uma gama de qualidades dificilmente encontradas juntas em profissionais de
outras áreas. Já vendi produtos, serviços, já fui PaP (Porta à Porta), já vendi
pela internet e vendi por telefone, diferentes tipos de abordagem, sondagem e
argumentação para
cada um desses casos e toda aquela teoria técnica que me desculpem os autores,
para mim nunca foram nada além de teorias. Na prática mesmo, o que me tornou
número 1 por
todos os lugares que passei foi ter entendido desde cedo que o cliente não esta
ali para comprar um produto ou um serviço, ele esta ali para “comprar você”.
Nós somos o nosso produto e serviço e assim como em qualquer outro para
vender-se é necessário conhecer-se e conhecer o outro. Conhecer sob aspectos
muito mais pessoais que técnicos.
Com
o advento da internet e redes sociais as coisas ficaram ainda mais fáceis para
o cliente que diferente de nós além dessas ferramentas tem algo que nós não
temos; TEMPO. Tempo para pesquisar detalhes técnicos de produtos, principais
falhas e reclamações, história do produto ou serviço, de onde vem e tudo o mais
que ele possa, para munido de todas essas informações dirigir-se a uma loja
física para
então satisfazer o seu prazer de confrontar-nos, deixando claro o quanto eles
sabem mais que nós. E então é quando a maioria de meus colegas perde esse jogo.
Obviamente
o cliente tem a vantagem do tempo pois ele o tem para pesquisar e nós muitas
vezes ficamos com aquele treinamento básico inicial ou muitas vezes nem isso,
nos aproximamos de um colega mais antigo e experiente que nos passa seus “macetes” e
então nos consideramos prontos e vamos ao jogo! Infelizmente para estes
“tiradores de pedido” o cliente agora esta melhor, mais exigente e conhecedor
dos seus
direitos e daquilo que pretendem comprar, ao passo que precisamos evoluir junto
e “contra-atacar” ou continuaremos perdendo esse jogo. E não adianta reclamar
da internet pois ela NUNCA irá substituir o varejo tradicional, ela não é nossa
concorrente mas pode e deve ser a nossa aliada.
O MARKETING PESSOAL NA VENDA que iniciou-se como uma palestra minha
tornou-se um livro a ser publicado ainda em 2016 que traz além de todos os
argumentos que defendem a nós quanto produto e serviço uma série de
reflexões sobre a sua imagem e como ela é percebida pelo seu cliente, além de
cases reais e inúmeras maneiras de trabalhar o seu MKT PESSOAL para melhorar as
suas vendas. Mas é claro que percebendo-nos quanto produto ou serviço, o MKT PESSOAL
pode e deve ser aplicado não apenas para vendas ou negócios, mas também na vida
pessoal, afinal estamos nos vendendo sempre, seja para um emprego, para ser
aceito em um meio social ou para conquistar alguém.
Roberto Antunes Lima
é Publicitário
e VENDEDOR, com MBA em Vendas pela Devry e Consultor em Marketing de Varejo na
empresa Tr3s Consultoria em Varejo.
Contato
com Roberto: roberto@tr3sconsultoria.com.br
Facebook.com/AntunesRobertinho
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