Gestão em Vendas: Esperar ou inspecionar


Olá!

Na sua opinião, qual a melhor forma de gerir vendedores? Monitorando constantemente, cobrando resultados, medindo desempenho de forma incansável, ou aguardando que os números falem por si só?

O trabalho de um gestor de vendas não é nada fácil. Gerenciar processos e pessoas, acaba tornando-se uma árdua tarefa, não só pela sua falta de reconhecimento em si, como também pela linha tênue entre gerenciar e executar o trabalho de vendas. Muitas vezes tomado pelo impulso de gerar resultados, os gestores se deixam conduzir pela ansiedade e tomam a frente do processo, e neste caso, ocupam-se em vender, deixando o trabalho de conduzir o time em segundo plano. Caminho perigoso para quem tem a missão não apenas de apresentar seus próprios números, como principalmente, alavancar resultados de todo o time comercial.

O que fazer então? 


Comentários

  1. Jose Antonio26 agosto, 2014

    Excelente! Vivo muito isso na minha rotina! Essa mistura as vezes acaba facilitando a perda de foco e o gestor precisa ficar atento! Pois o que está em jogo não é o seu resultado individual, e sim a responsabilidade pelo resultado de toda equipe!

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  2. Givaldo Filho04 setembro, 2014

    Com certeza monitorando a equipe, passando para os mesmos todas as informações necessárias para que cheguem no objetivo o mais rápido possível. Um gestor deve ser parceiro, firme nas decisões, estrategista e que tenha foco nos resultados.

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  3. Isso mesmo Givaldo e José! Estão corretíssimos! O gestor deve sim ser parceiro e focado em metas, sabendo cobrar quando necessário, mas também dando o exemplo! Abraços e obrigada!

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  4. Andréa Lima de Figueirêdo04 setembro, 2014

    Acreditando também, que monitorar a equipe é o início, assessorando, buscando as melhores negociações possíveis para fechamentos, soluções, para alcançar o objetivo desejado da empresa, do vendedor, e do gestor. Um gestor realmente tem que ter foco, paralelo ao marketing tem que buscar no mercado informações, os anseios do consumidor, e acima de tudo buscar soluções para satisfação do cliente em todos os níveis de qualidade de atendimento, desde a compra do produto ou serviço, até finalizar com o pós venda. O gestor tem que ter liderança, contudo, paralelo a esse trabalho que não é fácil, tem que ter parceiro, carisma, empatia, pois um verdadeiro líder entende e aceita opiniões adversas, mas, não se abstém em debater e mostrar novos caminhos, tem prazer de ensinar, ajudar, e em proporcionar êxito aos seus liderados.

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  5. Parabéns Andréa! Sintetizou de forma magistral a essência do líder comercial! O gestor comercial precisa ser este multiespecialista, mas com foco, sem perder o olhar nos resultados comerciais esperados! Abraços

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  6. Acho que a melhor forma de se gerenciar uma equipe é sempre se fazer presente. Estar sempre "ao lado" do seu funcionário e sempre por dentro dos acontecimentos.
    Isso não quer dizer que o Gestor necessite controlar 24horas o seu funcionário, mas sim que ele precisa saber como está e o que está fazendo esse seu colega.

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  7. Isso mesmo Adriano! Concordo que em vendas o monitoramento deva ser constante, em tempo real, mas sem deixar que se forme aquela imagem do controlador chato, sendo sempre um líder ao lado do seu liderado! Abraços e obrigada pela contribuição!

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