Sobre Mim



"Iniciei minha carreira em vendas aos 16 anos. Foi o meu primeiro trabalho, vendia cosméticos junto com a minha mãe no sistema porta a porta, na cidade de Vitória da Conquista, interior da Bahia. Desde o início me identifiquei muito com o trabalho, adorava conversar com as pessoas, falar dos produtos e dos benefícios que eles trariam caso fossem adquiridos. Como a empresa que representava me dava esse suporte, usava muito o argumento de satisfação total ou a devolução do valor pago. Nunca tive uma devolução, mas a confiança que essa garantia gerava nos clientes me fez fechar muitas vendas. Ficava muito feliz quando eles compravam e depois me diziam estar adorando o produto! Era um sentimento muito bom, de vitória. Com o tempo desenvolvi um pequeno sistema manual que hoje sei que tratava-se de uma espécie de CRM, na época nem fazia ideia.
Registrava os nomes de todos os clientes, endereço, telefone, data de aniversário e últimas compras, o que compraram e quando. No aniversário de cada um eu ligava, parabenizando, e informava que havia recebido um vale desconto de 10% na sua próxima compra como presente de aniversário. Isso funcionava bastante, pois quase todos me pediam uma visita para utilizar o “presente”. Eles gostavam muito de saber que foram lembrados. Outra coisa que fazia também era estabelecer um prazo após a última compra, e com base nos produtos adquiridos, fazia uma visita surpresa, um mês após a ultima compra aproximadamente, com o pretexto de que havia passado só para saber se estava tudo bem, e informar que determinado produto que ela havia adquirido no passado, havia entrado em promoção. Valia de tudo, as vezes o produto nem estava em promoção, mas um similar sim, então eu já usava essa informação. Quase sempre funcionava e eu sempre era bem recebida por todos.

Com o tempo passei a ter clientes fieis, montei um pequeno estoque em casa e descobri minha vocação. Alguns anos depois me mudei para Salvador, buscando crescer e me aperfeiçoar na área de vendas e marketing. Passei a estudar e trabalhar na área. Daí por diante vendi de tudo, roupas, fantasias, serviços técnicos, plano de saúde, revistas, produtos de informática, equipamentos, remédios, enfim, tudo que fiz até aqui sempre passou pela área de vendas e atendimento, direta ou indiretamente.

Até que chegou o dia de ministrar o meu primeiro treinamento de vendas, na empresa onde trabalhava.

Foi mágico!

Gostei tanto que passei a aceitar convites para dar palestras sobre vendas em outras empresas, sem cobrar nada, e ainda faço isso! Ver as pessoas adquirindo conhecimento, se desenvolvendo, saindo das minhas palestras motivadas para vencer, me deixa muito mais motivada e com o desejo de adquirir mais conhecimentos para fazer isso cada vez melhor!

Hoje tenho uma empresa de Consultoria e Treinamento na área de Marketing e Vendas, toco alguns projetos em paralelo e continuo dando palestras gratuitas em escolas sobre carreira e mercado de trabalho, e sobre motivação, vendas e atendimento para empresas. Minha palestra é simples, franca e direta, gosto de trazer exemplos, trocar idéias com o público o tempo todo, falo um pouco da minha vida, dos passos que já percorri em vendas, dos erros que cometi, das coisas que aprendi, mas principalmente da paixão que tenho por vendas, a paixão para mim é o ingrediente fundamental em qualquer área que se atue! Ser apaixonado pela sua profissão faz toda a diferença na busca pelo sucesso!

É isso!

Sempre levo comigo esta frase: Tudo é possível, basta acreditar, sonhar e andar!

Desejo a todos uma feliz e apaixonada caminhada rumo à concretização dos seus sonhos!"


Luciana