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DINÂMICAS DE VENDAS


Seja para ensinar conteúdos de vendas, seja para motivar equipes, seja até mesmo para gerar interação e união entre colaboradores, não há dúvidas de que as dinâmicas de grupo podem trazer muitos benefícios a quem as promove e participa delas! Por isso, reunimos seis atividades especiais de vendas, elaboradas por autoridades no assunto, para você treinar a sua equipe. Aproveite!
Dinâmica 1

Sentimentos


O objetivo desta dinâmica é lidar com os sentimentos dos compradores. Para isso, alguns vendedores desempenham o papel de clientes e demonstram um sentimento pré-selecionado, enquanto outro vendedor está realizando uma apresentação. O restante do grupo determina como o vendedor poderia adaptar sua apresentação para lidar com os sentimentos daqueles compradores.


A atividade dura de 20 a 30 minutos e, para realizá-la, é necessário um flip chart e canetas para quadro branco.
Para começar, discuta sobre o papel dos sentimentos de um comprador na determinação do resultado de uma apresentação de vendas. Peça ao pessoal de vendas que cite vários sentimentos que seus compradores poderiam manifestar e que poderiam influenciar suas apresentações. Coloque as respostas no flip chart; alguns exemplos podem ser desconfiança, empolgação, distanciamento e distração.

Peça para alguns voluntários fazerem o papel de comprador e outros, o de vendedor. Solicite que cada comprador reveja o flip chart e selecione um sentimento a ser mostrado.
Solicite que cada vendedor prepare uma breve apresentação de produto. Quando o vendedor cumprimentar o comprador e iniciar sua apresentação, o comprador deve comunicar seu sentimento por meio da linguagem corporal, de palavras e do tom de voz.
Diga ao vendedor e ao cliente para se divertirem um pouco com seus papéis. Isso não precisa ser uma apresentação séria e formal. Depois de dois ou três minutos, interrompa a apresentação e faça as seguintes perguntas ao grupo, para autoanálise e reflexão:
1.     Qual é o sentimento exibido pelo comprador?
2.     O que o comprador disse ou fez para transmitir esse sentimento?
3.     O que o vendedor poderia fazer durante o restante de sua apresentação para levar em conta os sentimentos do comprador? Por exemplo: se o comprador estiver desconfiado, o vendedor pode oferecer provas de suas afirmações.

Fonte: O grande livro de jogos de vendas, de Peggy Carlaw e Vasudha Katheleen Deming (Editora Qualitymark).
Retirado do site: www.vendamais.com.br


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6 comentários:

  1. a estratégia de treinamento com dinâmicas exercício de vendas funciona muito bem. Eu gosto muito da CBVA (característica, benefício, vantagem e ação): Separar a turma em grupos de 3, escolhe-se um produto para trabalhar, enquanto eles escrevem o que são cada um dos atributos, o facilitador vai explicando o que são características, benefícios, as vantagens de cada benefício e qual a estratégia de argumentação para estes. Depois cada grupo vai mintar uma situação de tetarinho para apresentar o seu produto. Dura cerca de 40 a 60 minutos, dependendo do tamanho do grupo.

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  2. Muito legal a sua contribuição professor! Gostei muito!

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  3. EU faço trabalhos de ARTESANATO e tenho muita URGÊNCIA EM VENDER O MAIS BREVE POSSÍVEL, tenho também para VENDER MATERIAIS para ARTESANATO RECICLADO, para BIJUTERIA RECICLADA e para APLICAÇÕES EM TRABALHOS.......É muito urgente que eu preciso de realizar estas VENDAS.

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    1. Olá Aurora, tudo bem? Existem diversas estratégias que podem ajudá-la a aumentar suas vendas de artesanato, uma excelente sugestão é utilizar as mídias sociais para expor os seus produtos e relacionar-se com o seus clientes. Existem diversas, porém indicaria para você O Instagram, Facebook e Pinterest, esta última pode ser bem interessante devido ao seu negócio. Se quiser bater um papo mais detalhado sobre suas necessidades e receber um diagnóstico gratuito, entre em contato conosco através do site abaixo, ou nos informe o seu telefone de contato com DDD para que possamos ligar para você! Forte abraço! Luciana

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  4. PRECISO COM URGÊNCIA DE VENDER ARTESANATO AJUDEM-ME PELO 925670460

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    1. Jà respondido acima Aurora, estou à disposição para ajudá-la! Fale comigo através do email: encompromo@gmail.com

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