Furtado do site da minha querida Profª. Rita Alonso: www.ritaalonso.com.br
Trecho da entrevista Motivação: “A chave do sucesso?” publicada na Comunidade VendaMais por Roberto Vieira Ribeiro, palestrante, consultor de vendas e vendedores, além de coach de executivos e empreendedores.
RH.com.br – Como o senhor define “motivação”?
Roberto Vieira Ribeiro – Em vez de definir, eu prefiro pensar a motivação. Percebo que é muito comum as pessoas confundirem motivação com agitação, falar alto, contar piadas, dançar, cantar e rir. Nada contra esses comportamentos, a não ser o fato de que eles não são sinônimos de motivação. Também há quem invista em ações de incentivo, ofertando prêmios em dinheiro, objetos, viagens, entre outros, com o objetivo de motivar. Essas ações costumam contribuir positivamente para estimular a motivação quando os mimos são desejados pelo público-alvo e as ações são realizadas no momento certo e de maneira correta.
Entretanto, a questão é bem mais complexa que isso, pois a motivação é interna e os agentes principais são as necessidades e os sonhos de cada pessoa, o que lhe confere um caráter bem mais profundo e duradouro. Aquelas características do início podem indicar motivação ou outros estados e também ser apenas máscaras necessárias ou convenientes para a sobrevivência no meio corporativo. A motivação verdadeira se mede a partir dos resultados evolutivos concretos das metas que a pessoa assumiu em decorrência de suas atitudes e comportamentos nas várias etapas e relações que isso envolve, seja no trabalho ou em outras áreas de sua vida.
RH – Qual é a importância da motivação na vida das pessoas?
Roberto Vieira Ribeiro – Há pouco tempo, realizei uma reunião de coaching com um representante comercial de Recife, que atua em Pernambuco. Ele me disse o quanto estava motivado com os resultados obtidos em seu trabalho e as decisões que colocou em prática, para equilibrar sua atividade profissional com a dedicação à família, conquistando assim melhor qualidade de vida. Um empreendedor dinâmico e bem-sucedido, inclusive no lar.
Em 19 de outubro de 1946, meu pai, na época, namorado apaixonado de minha mãe, dedicou a ela a poesia que nomeou Anseio:
Anseio rever-te querida,
Na simplicidade dum jasmim,
Com amor e doçura terna,
Alegre e sorrindo pra mim.
Na cadeia dos teus braços,
Enlaçado fortemente,
Anseio estar num doce abraço,
Mas que dure eternamente.
E na volúpia desse prazer,
De amor e de glória sem par,
Anseio bem de perto sorver a
Meiguice do teu olhar.
Anseio que a seta do amor
Que atirei com toda paixão,
Vá bem direitinho se pôr,
Bem no centro do teu coração.
E, na ânsia deste desejo,
Dest’alma que ama com fervor,
Anseio nos teus lábios num beijo,
Depositar meu sincero amor.
Motivação pura. Resultados concretos: uma vida de bênçãos, sonhos realizados e desafios vencidos, cinco filhos, nove netos, amigos, admiradores, respeito e amor. Há um ponto em comum no sucesso do representante comercial e de meus pais: a motivação. Esses são exemplos de que a motivação é importante em todas as áreas de nossas vidas.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião!