Seja para ensinar conteúdos de vendas, seja para motivar equipes, seja até mesmo para gerar interação e união entre colaboradores, não há dúvidas de que as dinâmicas de grupo podem trazer muitos benefícios a quem as promove e participa delas! Por isso, reunimos seis atividades especiais de vendas, elaboradas por autoridades no assunto, para você treinar a sua equipe. Aproveite!
Segue a quarta dinâmica da nossa série!!
Segue a quarta dinâmica da nossa série!!
Dinâmica 4
Deixe-me dizer o que posso fazer
O que o vendedor deve dizer e fazer quando precisa negar pedidos ou dar más notícias ao cliente? Essa é a atividade desta dinâmica, com duração entre 15 a 20 minutos. Para começar, distribua a cada participante uma cópia do roteiro abaixo:
Quando não puder aceitar um pedido do cliente:
O que o vendedor deve dizer e fazer quando precisa negar pedidos ou dar más notícias ao cliente? Essa é a atividade desta dinâmica, com duração entre 15 a 20 minutos. Para começar, distribua a cada participante uma cópia do roteiro abaixo:
Quando não puder aceitar um pedido do cliente:
1. Explique a razão.
2. Demonstre empatia.
3. Diga ao cliente o que pode fazer por ele e apresente uma solução alternativa.
Analise o roteiro com todos os integrantes e, na sequência, deixe-os trabalharem em grupos de duas ou três pessoas para realizar o exercício a seguir, que também deve ser distribuído a todos os participantes:
Utilizando o modelo dos três passos, o que você diria ao cliente nas seguintes situações?
Utilizando o modelo dos três passos, o que você diria ao cliente nas seguintes situações?
· Você não pode dar ao cliente informações sobre o saldo da conta de sua ex-mulher, porque isso é ilegal.
· Você não pode enviar flores para a irmã do cliente, a qual está em outra cidade, sem antes receber o pagamento.
· Você não pode vender produtos para perda de peso sem que, antes, o cliente seja avaliado por um nutricionista.
Peça que os integrantes das equipes discutam as respostas e certifiquem-se de que elas seguem os três passos relacionados no primeiro roteiro. Para terminar, solicite aos participantes que deixem o roteiro próximo às suas mesas de trabalho, para que possam consultá-lo sempre que necessário.
Fonte: O grande livro de jogos de vendas, de Peggy Carlaw e Vasudha Katheleen Deming (Editora Qualitymark).
Fonte: O grande livro de jogos de vendas, de Peggy Carlaw e Vasudha Katheleen Deming (Editora Qualitymark).
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Obrigada! Muito boa essa dinâmica.
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