Olá amigos tudo bem?
Hoje trago uma matéria retirada do site Exame PME bem interessante com algumas dicas de marketing para micro e pequenas empresas, porque marketing não foi feito apenas para as grandes corporações! Tenho certeza que se você, micro e pequeno empresário começar a pensar o marketing da sua empresa de forma estruturada, estratégica, colocando essas e outras dicas em prática, logo perceberá os bons resultados e o quanto boas estratégias e planejamento adequado são fundamentais para o crescimento sustentável do seu negócio! Boa sorte e sucesso!
Luciana Gomes
São Paulo – As pequenas e médias empresas que estão
dispostas a crescer precisam investir na marca e na divulgação de seus
produtos. Mesmo sem uma área especializada em marketing, é possível definir
algumas ações para a sua equipe que vão ajudar a fortalecer o negócio.
Com a ajuda de especialistas na área, EXAME.com selecionou
seis dicas essenciais para fortalecer o marketing na sua empresa. Confira:
Invista nas redes
sociais
Se sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis nas
principais redes sociais é hora de tomar uma atitude. Cada vez mais as pessoas
compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de
fora desse movimento vão perder novos consumidores. Além disso, através das redes
sociais é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer
mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra.
Construa uma marca forte
Construa uma marca forte
Mesmo que não se torne conhecida do público geral, é importante para uma
pequena consolidar a marca em seu mercado potencial. Para isso,
funcionários, colaboradores e clientes precisam ter clareza sobre a imagem da
empresa, já que são eles quem ajudam a divulgá-la. Ter uma posição clara no
mercado e construir uma identidade visual padronizada – abrangendo de
cartão de visitas a folhetos promocionais – é fundamental.
Ofereça um bom
atendimento
A impressão que um cliente leva da sua empresa importa tanto quanto o
produto. Seja durante ou depois da venda, é imprescindível ter um bom atendimento.
Isso inclui responder às solicitações e reclamações dos consumidores com agilidade
e manter um canal direto entre eles e a empresa. Oriente toda a equipe e tenha
respostas rápidas para atender às dúvidas. Com um atendimento bem definido,
fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias, por exemplo.
Calcule o retorno do
marketing
Algumas métricas de marketing exigem pesquisas e relatórios elaborados.
Outras, porém, podem ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes
de uma ação, investigue quem é o seu público e qual o efeito esperado. Tenha
uma planilha organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o
resultado conseguido. Compare também os números do período anterior para
calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.
Faça um plano de
marketing
O planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios e o
tributário. O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que
podem influenciar o desempenho da empresa. Entenda como funciona o
comportamento de compra do cliente e conheça bem os outros players no mercado.
Isso ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os
objetivos e as metas de marketing. Todo plano de marketing deve ter um
cronograma que indique um responsável para cada ação.
Informe-se e
estude
Para os empreendedores que não têm uma formação em administração ou uma boa
base em conceitos de marketing, os livros podem ser uma saída. Existe uma extensa
bibliografia sobre o assunto da qual os pequenos empresários podem tirar
proveito. Para começar, busque um autor consagrado, como Philip Kotler e seu
livro Administração de Marketing. Se o foco for serviços, a dica é ler Marketing
de serviços: pessoas, tecnologia e resultados, de Lovelock e Wirtz. Para ajudar
na elaboração do plano de marketing fique com Planos de marketing, de McDonald.
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Luciana é
consultora de Marketing e facilitadora em cursos empresariais sobre
os temas Marketing, Vendas, Relacionamento com clientes e Gestão de pessoas.
Para mais informações Clique aqui.
é isso aí. 5W2H em tudo!!!
ResponderExcluirBoa noite, muito boas as dicas, interessante também é saber de onde vem o dinheiro, e onde mais está sendo gasto, para isto, eu deixo uma dica para os leitores empreendedores, usem sistemas de gestão financeira o quanto antes, um ótimo sistema é o Borlan, provavelmente todos já conheçam, mas fica a dica, www.borlan.com.br.
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