Por Philip Kotler
COMO CONSEGUI-LA MEDIANTE UM BOM SERVIÇO:
Uma das ferramentas mais eficazes e usadas pelas empresas
para diferenciar-se de sua concorrência e desenvolver uma vantagem competitiva
sustentável, é o serviço ao cliente. Ao realizar uma estratégia deste tipo se
devem ter em conta 3 decisões básicas:
QUE SERVIÇOS SE OFERECERÃO?
A QUE NÍVEL?
QUAL É A MELHOR FORMA DE FAZÊ-LO?
O MARKETING TRADICIONAL TOCOU TETO: - Precisamos
instituir uma mudança radical na orientação do marketing, no qual o primeiro
deve ser o cliente. Para ter hoje sucesso empresarial (E NO MARKETING) precisamos
criar vantagens claras para nossos clientes. Saber realmente quem são nossos
competidores e onde estarão em dois anos.
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DEVEMOS SURPREENDER AOS CLIENTES: - Fazer coisas que os
competidores não fazem, fazer que o cliente esteja tranqüilo e contente. Se
trata de conseguir e manter (FIDELIZAR) ao cliente. Devemos fixar os
valores de nossa companhia, os objetivos e nossa visão de futuro.
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Utilize este pequeno checklist para fomentar a fidelidade de
seus clientes:
SERVIÇO RÁPIDO
SERVIÇO EXCELENTE
MÁXIMAS GARANTIAS
FORMAÇÃO E CONSULTORIA
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
GESTÃO DOS CLIENTES
PROGRAMAS DE INCENTIVOS
FOMENTAR CLUBES DE CLIENTES
SUBSTITUIR POR ISSO AS TRADICIONAIS 4PS POR 4CS: - Substitua
o marketing tradicional pelo marketing de futuro:
PRODUTO SE CONVERTE EM VALOR PARA O CLIENTE
PREÇO SE CONVERTE EM CUSTO PARA O CLIENTE
LUGAR DE VENDA EM COMODIDADE E CONVENIÊNCIA
PROMOÇÃO SE CONVERTE EM COMUNICAÇÃO AO CLIENTE
COMO PODEMOS REDUZIR O CUSTO DE UM CLIENTE? - Uma
empresa sempre deve assegurar-se de medir corretamente o custo da aquisição de
um cliente. Este variará de acordo com o método de marketing utilizado. Terá um
custo por captar clientes com telefonemas telefônicos contra correio direto,
contra marketing eletrônico, contra publicidade em massa.
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QUAIS SERÃO AS FUNÇÕES PRINCIPAIS DO DEPARTAMENTO DE MARKETING DO FUTURO?: - Os
departamentos de marketing tradicionais têm a habilidade da investigação de
marketing, a publicidade, a promoção e a gestão de vendas. No mundo eletrônico
atual, precisam-se habilidades adicionais no departamento de marketing. A lista
de habilidades adicionais seria assim:
CRIAÇÃO DE MARCA.
GESTÃO DE BASE DE DADOS E DE DATA-MINING (MINERAÇÃO DE
DADOS).
GESTÃO DE RELAÇÕES COM O CLIENTE.
MEDIÇÃO DE RENTABILIDADE DO CLIENTE.
RELACIONES PÚBLICAS.
GESTÃO DE EVENTOS E MARKETING DE EXPERIÊNCIAS.
MAIL DIRETO, MARKETING POR CATÁLOGO E TELE-MARKETING.
OS 9 PONTOS DE UMA COMPANHIA DE SUCESSO SÃO:
1: A COMPANHIA SELECIONA MERCADOS E NICHOS ONDE
DESFRUTA DE VANTAGENS FRENTE A SEUS COMPETIDORES. ABANDONA OU EVITA AQUELES
ONDE SE ENCONTRA NUMA SITUAÇÃO DE DEBILIDADE.
2: TODOS OS FUNCIONÁRIOS E DEPARTAMENTOS DEVERÃO ESTAR ORIENTADOS PARA O
CLIENTE E O MERCADO.
3: DEVE TER UMA BOA RELAÇÃO DE TRABALHO ENTRE MARKETING, VENDAS, I+D E
PRODUÇÃO.
4: DEVE EXISTIR UMA BOA RELAÇÃO DE TRABALHO ENTRE MARKETING, VENDAS E
SERVIÇOS AO CLIENTE.
5: A COMPANHIA DEVE TER UMA POLÍTICA DE INCENTIVOS PARA FOMENTAR UM
ADEQUADO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR.
6: A COMPANHIA DEVE CONSTRUIR E GUIAR CONTINUAMENTE A SATISFAÇÃO E A
LEALDADE DO CLIENTE.
7: A COMPANHIA DEVE DESENVOLVER UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO EM COLABORAÇÃO
COM SEUS PROVEDORES E DISTRIBUIDORES.
8: A COMPANHIA DEVE ESTAR QUALIFICADA PARA CONSTRUIR UMA FORTE IMAGEM DE
MARCA.
9: A COMPANHIA DEVE SER FLEXÍVEL NA HORA DE ENFRENTAR OS REQUERIMENTOS DE
SEUS CLIENTES.
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