"Sou administrador de rede de uma pequena empresa
de transporte por caminhões. O problema que enfrento é que muitas pessoas da
equipe da empresa contentam-se em fazer o trabalho e ir embora. Nossa empresa
está crescendo e a equipe não parece disposta a tentar novas ideias. O que
posso fazer?"
Benjamin, Nebraska.
Resposta:
Por Steve Strauss
Embora John Gray afirme que “os homens são de
Marte e as mulheres são de Vênus”, eu acho que ele está errado. Eu digo que
empregadores são de Marte e funcionários são de Vênus. Somos espécies diferentes.
As diferenças entre os dois aparecem com mais nitidez quando se trata de
motivação. Na verdade, as coisas que motivam proprietários e gerentes são
diferentes das que motivam funcionários e equipes. Pense nisto:
Portanto, isso significa que é impossível motivar
funcionários e conseguir que eles tomem a iniciativa? De jeito nenhum.
É claro que o dinheiro sempre motiva as pessoas. Mas nem preciso dizer isso
para os leitores que frequentam o Centro de pequenas empresas da Microsoft.
Vocês já sabem disso. Em vez disso, quero focar outras motivações. A chave é
entender a mente dos funcionários e usá-la a seu favor. Portanto, a primeira
coisa a fazer é perceber que a solução não será a mesma para todos.
Funcionários diferentes têm personalidades, habilidades, objetivos e
necessidades diferentes. O seu trabalho e descobrir o que funciona para cada um
e explorar isso. Sim, isso vai consumir tempo e não é necessariamente fácil,
mas funciona.
Aqui estão as minhas cinco melhores maneiras (sem dinheiro)
de motivar funcionários:
1. Ofereça treinamentos
Uma coisa que os funcionários querem, especialmente os mais
novos, é a capacidade de melhorar ou acrescentar habilidades. Oferecer
treinamento como bônus por um trabalho bem feito é bom para os dois lados.
- Deixa os funcionários felizes porque eles melhoram o seu
currículo.
- Você também fica feliz porque eles podem oferecer mais habilidades para a sua
empresa.
O tipo de treinamento que você pode oferecer depende do tipo
de empresa que você tem, mas treinamentos em computação e softwares ou cursos
de tecnologia estão entre os mais desejados pelos jovens funcionários
atualmente. Funcionários mais velhos gostam de aulas de tecnologia também,
juntamente com cursos de planejamento financeiro.
Você pode oferecer treinamentos internos ou enviar seus
funcionários para centros de cursos externos. Ou você pode oferecer
treinamentos por vídeo ou pela internet. O que importa é que você vincule o
treinamento ao desempenho em algum trabalho. Acredito de verdade que é mais
fácil conseguir resultados com gentileza e motivação do que com agressividade e
castigos.
2. Peixe
Toda empresa tem uma cultura. Algumas, por planejamento, a
maioria, naturalmente. Geralmente, a cultura baseia-se na personalidade e nos
valores do dono e dos administradores. Qual é a sua cultura? Se não for
inspirar a motivação – ou se não for agradável e composta por trabalho duro,
diversão e pessoas dedicadas – você tem trabalho a fazer.
Três autores – Stephen C. Lundin, Harry Paul e John
Christensen – escreveram um excelente livro chamado “Peixe!”, que explica como
transformar um local de trabalho desanimador (e a cultura empresarial por trás
dele) em uma casa de força produtiva e divertida. Como eles escreveram, “as
pessoas querem muito levar sua personalidade apaixonada e autêntica para o
trabalho. Infelizmente, os seus trabalhos não deixam”. O livro explica que,
concedendo mais liberdade às pessoas para expressarem sua alegria e seus
talentos no trabalho, elas ficarão mais motivadas e a cultura da empresa poderá
ser transformada.
3. Reconhecimento
O reconhecimento positivo é um dos mais poderosos fatores de
motivação no trabalho. A valorização sincera de um trabalho bem feito vai
longe. Recompensas criativas, como vale-presentes, uma tarde de folga, uma vaga
especial no estacionamento, uma massagem, uma partida de golfe, um novo título
ou uma menção no informativo da empresa são apenas algumas formas de
recompensar os funcionários.
4. Políticas criativas
Diversas políticas criativas podem ser usadas para guiar as
pessoas na direção certa: Horário flexível, trabalho em casa ou divisão de
tarefas, por exemplo.
5. Ouça e aja
Muitos funcionários acham que seus conhecimentos não são
ouvidos nem valorizados. Uma cultura que incentiva respostas aos comentários e
ao desempenho dos funcionários faz com que as pessoas se sintam queridas e
compreendidas. Porém, ouvir não é o bastante. Você também precisa tomar
atitudes com as sugestões dadas se quiser que seus funcionários se sintam mais
motivados. Benefício colateral: sua empresa vai melhorar.
A questão é que, colocando o dinheiro de lado, um pouco de
criatividade pode ajudar bastante a motivar os funcionários.
Steve Strauss é especialista em pequenas empresas, colunista
do USA Today e autor do livro Small Business Bible
Muito interessante!
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