Hoje aconteceu a primeira edição
do evento HootUp em Salvador-Ba. O evento teve como tema principal: mídias
sociais x mercado de Salvador; foram discutidos assuntos como marketing
digital, social media, comunicação digital e claro, o mercado de Salvador
frente a tudo isso.
Contou com a presença de diversos especialistas nas áreas de
marketing, comunicação e social media. Tive a honra de ser uma das convidadas e
foi um grande prazer poder contribuir, aprender e fomentar a discussão sobre temas
tão atuais em um evento tão interessante.
Como consultora organizacional e palestrante,
posso afirmar que o ambiente digital e suas tendências, incluindo mídia social,
é um assunto cada vez mais discutido nos ambientes corporativos, pois é uma
realidade crescente em todo o mundo, a internet está no centro das
transformações que conduzem à economia digital, hoje com um simples clique você
tem acesso a conteúdo e serviços em qualquer parte do planeta, essa riqueza de
possibilidades, cedo ou tarde terá que nos conduzir a um mundo novo, já está
nos conduzindo a uma reinvenção na forma de pensar o marketing, a comunicação,
onde o foco está de fato nas pessoas – que passaram a ser agentes ativos dentro
deste processo – e não nos produtos. É possível fazer negócios a quilômetros de
distancia, reuniões são cada dia mais conduzidas via ferramentas web, e
clientes cada vez mais baseiam suas escolhas no que veem e leem na rede,
compartilhando também suas opiniões e multiplicando isso para milhões de outros.
Estratégias de marketing nunca foram tão importantes dentro deste cenário, mas
o foco mudou. Entender essa tendência, aceitar essa nova realidade é crucial
para que as empresas continuem no mercado e mantenham-se competitivas e atualizadas
junto ao seu público.
Quando questiono por aí sobre
marketing digital, muitos me respondem com algo parecido com o seguinte
conceito: “é o conjunto da aplicação de técnicas de SEO, o uso de links
patrocinados em canais como o Google Adwords de forma planejada e otimizada,
além de e-mail marketing, campanhas em mídias sociais e marketing viral, com
foco na divulgação de seu site, marca, produtos e/ou serviços.”
Para mim marketing digital ou
e-marketing vai muito além de aplicar algumas técnicas especificas para
otimização de sites e divulgação on line. O marketing é um só, a forma de aplicar
as suas estratégias é que vem mudando. Considero muito importante utilizar as ferramentas
digitais disponíveis, seja para aumentar o trafego no seu site, divulgar sua
empresa, sua marca, enfim, porém ainda mais importante do que escolher e
utilizar as ferramentas, é pensar as estratégias, planejar a sua empresa, montar
um adequado plano de marketing, contemplando estratégias on line e off line,
tendo claro onde se quer chegar. Jogar sua empresa na internet usando tudo ao
seu alcance, de nada adiantará, é preciso que haja um correto planejamento,
posicionamento, segmentação, para que ao final se alcancem os resultados
esperados, e caso não sejam alcançados, saiba exatamente onde está o erro, onde
faltou mais empenho, o que precisa ser aperfeiçoado para que o êxito possa ser
atingido. Não tem mistério, em marketing, como em tudo na vida, os principais
ingredientes são: planejamento, ação e foco. Tudo isso dentro e fora da rede!
Forte abraço e sucesso!!
Luciana Gomes
É isso aí Luciana, disse tudo!
ResponderExcluir