Olá amigos tudo bem? Início de semana, muita correria, é
preciso fazer a programação dos próximos dias da melhor forma, afinal teremos
um feriado bem no meio da semana, mas as nossas metas não podem ficar
prejudicas não é mesmo? Para isso, lance mão de um bom planejamento de metas e
muito, muito foco! Tenho certeza que você consegue!
Hoje deixo algumas dicas “retiradas” do portal HSM sobre os
fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor! Interessante o tema
não é? Agora imagine o assunto discutido pelo guru do marketing Philip Kotler?
Espero que gostem e aproveitem a leitura colocando em prática o conhecimento
adquirido! Forte abraço!
Luciana Gomes
Philip Kotler: Entendendo a decisão de compra
Identificar os valores perceptíveis pelo cliente é essencial
para concretizar a venda
Os fatores que influenciam a decisão do consumidor no
momento da compra foi o tema abordado pelo professor norte-americano Philip
Kotler, que encerrou o primeiro dia de apresentações do Fórum HSM Marketing
& Customer Trends, realizado em 27 e 28 de setembro, em São Paulo.
Os aspectos racionais e emocionais que envolvem a decisão de
compra podem ser apurados a partir do uso de algumas ferramentas e estratégias
que posicionarão o produto no mercado. Para Kotler, o valor percebido pelo
cliente ainda é um dos aspectos mais importantes na decisão de compra.
“A grande questão é descobrir quais são os atributos que
despertam o desejo de compra e esses insights são o que existe de mais valioso
hoje no mundo do marketing. Precisamos encontrá-los antes de nossos concorrentes.
Um pequenino insight vale muito mais do que todas aquelas extensas pesquisas
que fazemos sobre o mercado”, disse ele.
A percepção muda a cada cliente
Cada potencial comprador tem percepções de valores
diferentes. “Clientes podem buscar preço baixo, boa qualidade, soluções
customizadas, marcas de prestígio etc. Sua empresa pode eleger qualquer um
desses grupos e adotá-lo como público-alvo”, disse o norte-americano.
Kotler citou o trabalho de diversas empresas para lidar com
cada perfil de cliente. A Procter & Gamble, por exemplo, criou uma nova
linha de produtos com preços mais atrativos para lidar com a recente crise
econômica norte-americana, numa tentativa de se aproximar de consumidores mais
preocupados com preços baixos.
“Essa estratégia foi uma alternativa à possibilidade de
simplesmente abaixar o preço dos próprios produtos, que normalmente são
conhecidos pela qualidade. Evidentemente, a empresa ainda corre o risco da auto
canibalização com essa iniciativa” alerta.
Exemplificando como as empresas podem atuar de diferentes
maneiras como cada grupo de cliente, o professor citou a estratégia da Tesco,
que utiliza um cartão de compras para mapear com precisão o comportamento de
compra dos seus clientes.
A empresa convida os clientes de um determinado perfil para
eventos de degustação de produtos, como forma de estimular o seu consumo. Outro
exemplo apresentado por Kotler foi a Best Buy Stores. A rede de eletrônicos
mantém lojas voltadas para diferentes perfis de consumidores, desde os mais
leigos, até os profundos conhecedores dos produtos, sendo que a equipe de
funcionários de cada loja recebe o treinamento adequado para atender ao seu
respectivo público.
Philip Kotler também falou sobre o sistema ZMET (Zaltman
Metaphor Elicitation Technique) criado por Gerald Zaltman, que não pôde
comparecer ao Fórum HSM Marketing & Customer Trends por motivo de saúde. O
sistema inclui a identificação de elementos metafóricos que podem ser
atribuídos aos produtos. Essas informações servem para orientar a criação e apresentação
dos produtos com mais eficiência.
Kotler falou, ainda, sobre o mapeamento do perfil dos
clientes e das características do produto. Ele citou o sistema geodemográfico,
que permite às empresas a identificação de grupos de consumidores de acordo com
sua faixa de renda, comportamento e região onde vive. Outra prática mencionada
pelo professor norte-americano é avaliação da base atual de clientes da empresa
para a identificação dos mais rentáveis.
Fonte: Portal HSM
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Luciana é consultora de Marketing e facilitadora em cursos empresariais sobre os temas Marketing, Vendas, Relacionamento com clientes e Gestão de pessoas. Para mais informações Clique aqui.
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