Em tempos de crise econômica, as empresas buscam exemplos de
superação e de criatividade para aplicar em seu dia-a-dia a fim de minimizar o
impacto em seu lucro. Depois de conceder entrevista ao Mundo do Marketing há
quase três anos, David Portes volta a falar sobre Marketing e do crescimento de
sua banca de doces que deu origem a um restaurante e uma cafeteria no Rio de
Janeiro.
Se em 2006 Portes tirava onda com um carro avaliado em R$
200 mil, hoje o ex-camelô desfila pelas ruas da cidade de BMW ou com um moderno
Land Rover e já fala em abrir franquias de sua cafeteria em todo o país. Com
dois livros lançados, David Portes é palestrante profissional sobre Marketing e
prepara o caderno para começar a cursar faculdade de Administração e Marketing
em Portugal.
Sem medo da crise econômica mundial, o empresário lembra das
dificuldades que passava ao morar em sua banca de doces e aproveita para
indicar o caminho do sucesso. De acordo com Portes, é nos momentos mais
difíceis que descobrimos as melhores saídas.
Oportunidade com a crise
David Portes lançou dois volumes de seu livro, mas não atingiu o número de
exemplares vendidos que gostaria. Com aproximadamente 28 mil cópias
comercializadas, ele acredita que este é momento ideal para investir na
divulgação dos títulos por causa do momento em que o país atravessa. “Se eu
divulgar como as palestras, será muito bem aceito pelo público principalmente
por causa da crise”, diz David Portes em entrevista ao Mundo do Marketing.
O empresário acredita que são nestes momentos que os
brasileiros levam vantagem por ser um povo criativo e que basta olhar para a
palavra “crise” que é possível achar a solução. “Se tirarmos o ‘s’ da palavra
forma-se uma outra”, ressalta o ex-camelô.
No Brasil, Portes sabe que o Marketing está no caminho
certo, mas que é preciso manter a clareza na comunicação com o público. “O
Marketing está dando bons resultados quando feito com transparência, propósito
e objetivo. No Brasil, a empresa que se preza não fica sem Marketing”,
acredita.
Lojas abrem mercado de franquias
A Banca do David cresceu, apareceu e já está em processo de abertura de
franquia. Não da banca em si, mas da Banca do David Café, uma cafeteria
desenvolvida em moldes italianos que já está registrada na Associação
Brasileira de Franchising. “Estou esperando apenas a crise passar para começar
a abrir as franquias”, diz Portes ao site.
Além da cafeteria, o empreendedor David Portes também criou
um restaurante com capacidade para 300 pessoas no centro do Rio de Janeiro. O
Banca do David Grill conta com serviços de call center e de entrega, sem contar
o site www.bancadodavid.com.br, que oferece todas as informações sobre a
história do empresário. “Hoje tenho 34 funcionários diretos e a banca passou a
ser apenas um point porque tive que dividi-la em dois por conta de uma decisão
da prefeitura”, conta o executivo.
O sucesso dos serviços de call center e delivery oferecidos
na Banca do David fez com que o ex-camelô implantasse o sistema também nas
lojas. “Quanto mais honestidade, responsabilidade e bom atendimento, maior a
quantidade de pedidos e, assim, cresce o número de funcionários. São três para
entregar na região próxima ao restaurante e um que fica na banca”, ensina.
Criatividade, banco de dados e pesquisa
Quanto à crise que toma conta do planeta, Portes não vê grandes dificuldades
pela frente. “O Brasil cresceu e se estruturou muito bem e acredito que terá
uma pequena onda de desemprego, mas nada alarmante. Temos que ter atitude e
fazer as coisas acontecerem e não esperarmos para investir no futuro porque
assim não aproveitaremos os ensinamentos que uma crise pode oferecer”, aponta.
Assim como nos tempos de camelô, o empresário investe em um
banco de dados baseado em promoções com cupons para cadastrar clientes e, de
acordo com ele, está é uma ferramenta importante para saber o perfil do
consumidor. “Na banca tivemos que parar por causa da prefeitura, enquanto não
renovamos a autorização. Já no restaurante oferecemos cartão de fidelidade e
promoções como uma viagem para um hotel na montanha”, diz.
Além do banco de dados, o empresário sabe da importância de
realizar constantes pesquisas de mercado. “Sempre fazemos para saber o que o
cliente quer de produto, promoção, tendências, entre outros. São dados corretos
para que possamos fazer as estratégias de Marketing com base no que o
consumidor nos falou”, afirma.
Novos rumos
Prestes a entrar em uma sala de faculdade, Portes já passou por países como
EUA, Chile, Argentina e Angola dando palestras sobre sua história de vida. O
ex-camelô inicia este ano o curso de Administração e Marketing em uma
universidade de Portugal e entende que o momento não poderia ser melhor. “O
Marketing está cada vez mais infiltrado nas empresas e quem não se juntar
estará na mesmice e ficará para trás” avalia.
Segundo David Portes, trabalhar a imagem de uma marca é algo
que a humanidade tem feito há cerca de dois mil anos. “Basta pensar em Jesus
Cristo, que até hoje é lembrado pelo povo. Quem é visto também é notado e o
Marketing é simples desde que feito com criatividade, transparência e
honestidade. Caso contrário funciona como uma gota de veneno em balde de água,
ou seja, contamina tudo”, completa.
Fonte:Mundo do Marketing, Thiago Terra.
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Luciana é consultora de Marketing e facilitadora em cursos empresariais sobre os temas Marketing, Vendas, Relacionamento com clientes e Gestão de pessoas. Para mais informações Clique aqui.
Interessante história de vida!
ResponderExcluirGosto demais da história de vida de Davi, realmente um exemplo a ser seguido de persistência e coragem!
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