Por Wagner Roque
Em momentos de aperto econômico, como o atual, o marketing das
empresas costuma ser jogado para segundo plano. Eis um grande equívoco, dizem
os especialistas. 'Justamente em períodos de contenção de despesas, quando a
maioria dos empresários se esconde, é que se deve divulgar o negócio', afirma
José Eduardo Balian, professor de finanças da ESPM. 'Está aí a grande chance de
se diferenciar da concorrência.'
Nem pense em gastar todas as suas reservas nos tradicionais
anúncios publicitários. Aposte no marketing de baixo custo. Execute táticas que
envolvam mais a criatividade do que o dinheiro. 'Com menos de R$ 10.000, valor
que uma pequena empresa chega a gastar por mês para aparecer em jornais e
revistas regionais, pode-se criar uma infinidade de ações', diz Roberto
Calderón, da agência de marketing ABCZ, focada em pequenas e médias empresas. A
seguir, você encontrará 40 estratégias de baixo custo elaboradas com a ajuda de
especialistas em marketing. Em 15 dos casos, a ação sai de graça.
1>>>DIVULGUE SEUS PONTOS FORTES (Grátis)
Muitas empresas não percebem que já têm em mãos um material eficiente para
melhorar o seu marketing. Elas possuem características que as diferenciam no
mercado, mas não as ressaltam em sua comunicação. A Artmix, empresa paulista
que vende e personaliza capacetes desde 1986, conseguiu dar novo gás aos
negócios quando, em 2006, resolveu valorizar a segurança oferecida por seus
produtos, entre outras ações. 'Somos distribuidores exclusivos no Brasil da
Arai, a melhor marca mundial de capacetes', diz Bruno Theil. Deu tão certo que,
em 2008, as vendas da Artmix aumentaram 10%.
2>>> SEJA ÚNICO
Eis uma alternativa para você mostrar que a sua empresa não
é apenas mais uma no ramo: venda produtos com a sua própria marca. Quem não
dispõe de estrutura para isso pode optar por terceirizar a fabricação. Vale,
por exemplo, para quem vende cosméticos, roupas e alimentos. É fundamental
contar com fornecedores de confiança e usar matéria-prima de qualidade.
SAIBA MAIS
3>>>PROMOVA ATIVIDADES EXTERNAS
Desde 1998, quando montou a Blue Bike, loja paulistana de bicicletas e
acessórios para ciclistas, o empresário Marcelo Jorge promove semanalmente
passeios ciclísticos. Um vez por mês, a turma faz trilhas em cidades vizinhas.
'Chego a reunir 500 pessoas de cada vez. Tem sempre gente nova no grupo e a
maioria vira cliente', diz.
4>>>ACREDITE NO MARKETING DE GUERRILHA
A ideia é criar ações chamativas que causem impacto no dia-a-dia das pessoas.
Um exemplo foi a tática desenvolvida pela agência ABCZ para a marca de calçados
Senso Shoes. Durante uma semana, cinco lindas modelos passearam pelas ruas
próximas a duas lojas da marca em São Paulo. Elas carregavam sacolas enormes
com o logo da Senso Shoes e calçavam os sapatos da nova coleção da grife. Custo
total: R$ 10.000. 'Foi uma excelente relação custo-benefício, já que as vendas
aumentaram 47% e não caíram mais', diz Roberto Calderón, da ABCZ.
5>>>USE AS REDES SOCIAIS (Grátis)
As comunidades, sites, blogs e fotologs permitem que as empresas interajam com
os consumidores. Sem gastar um tostão, você pode saber quais dos seus produtos
e serviços fazem mais sucesso e divulgá-los na rede. Lembre-se de que o Brasil
tem a maior média de usuários da internet no mundo, com 59 milhões de pessoas
conectadas. E muitas costumam espalhar pela rede a sua opinião sobre as marcas
que lhes agradam ou decepcionam.
6>>>RECORRA À BLINDAGEM (Grátis)
A expressão pode parecer estranha, mas é comum no mundo do marketing. A tática
consiste em aproveitar o contato com porteiros, seguranças e recepcionistas de
prédios comerciais ou de condomínios onde a empresa faz entregas para se
informar sobre as preferências dos consumidores que frequentam o local. 'O
segredo está em saber ser simpático e comunicativo', diz Roberto Calderón.
7>>>ENVIE MENSAGENS DE TEXTO
O Brasil tem mais de 143 milhões de celulares. Por isso, o envio de SMS, os
famosos torpedos, é um meio de alcançar um número grande de clientes
potenciais. Além da taxa de adesão, em torno de R$ 1.500, a empresa usuária
paga à integradora (empresa que desenvolve o software usado no sistema e faz a
ponte com as operadoras) valores proporcionais ao tamanho das mensagens
enviadas. Um texto de 150 caracteres, por exemplo, custa entre R$ 0,20 e R$
0,30 por assinante. É possível escolher apenas um grupo de assinantes, de
acordo com o perfil almejado.
8>>>FAÇA A SUA CAMPANHA POR E-MAIL
Para ser eficiente, uma campanha de e-mail marketing deve levar em conta o
perfil do público-alvo e, com uso de muita criatividade, nunca abusar da
paciência dos internautas para ler e-mails comerciais. 'Deve-se observar as
regras de privacidade e de boas maneiras', diz Walter Sabini, presidente da
Virid Integridade Digital, empresa especializada no assunto.
Fonte: Revista Pequenas empresas & Grandes Negócios
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