Para que a comunicação com o público-alvo da empresa tenha
resultados positivos, os erros devem ser analisados e sanados
Muitas empresas não mantêm nenhum tipo de comunicação com
seus clientes ou têm dificuldades em vender e acabam culpando fatores externos
por isso (por exemplo, usam a desculpa de que o mercado está ruim quando, na
verdade, a baixa nas vendas é causada pela postura da própria empresa). Sendo
assim, para obter resultados positivos, os erros devem ser analisados e
sanados.
Um dos pontos mais importantes é a forma como a empresa se comunica com o
cliente. Deve-se fazer uma autoanálise crítica, enxergando a empresa do ponto
de vista do cliente e, a partir disso, definir qual estratégia utilizar para
melhorar e estreitar a comunicação com ele.
Essa comunicação deve ser dividida em dois grandes grupos muito bem definidos:
1) A comunicação como apresentação da empresa;
2) A comunicação usando veículos de mídia.
Recomendações
Quanto à apresentação
Avalie quem realmente é o público-alvo e adapte a empresa a ele. Para isso,
pense em:
1) Nome fantasia/logotipo: deve ser relativamente curto, de fácil
memorização e transmitir o conceito da empresa;
2) Disposição das mercadorias: no acesso (entrada e saída) dos clientes,
ao lado do caixa, do estoque, das gôndolas ou dos expositores;
3) Higiene e limpeza: refletem a imagem de ordem e respeito pelo cliente;
4) Iluminação: definir qual o sistema de iluminação que melhor se adapta à
empresa, pois ela realça os produtos;
5) Vitrines: exponha os produtos que marquem a identidade da loja. Não
exagere na quantidade de produtos ou acessórios que impeçam o cliente de
visualizar o interior da loja. Apresente sempre o preço dos produtos na vitrine;
6) Materiais civis e arquitetônicos: envolvem piso, tipo de paredes,
placas, sinalização interna, móveis e acessórios.
Lembre-se: devem ser econômicos, mas possuir atributos como longevidade,
facilidade de substituição e facilidade de limpeza.
Quanto aos veículos de mídia
Usando a mesma avaliação para definição do público-alvo, escolha a melhor forma
de abordagem para sua empresa:
1) Telemarketing: como o nome já diz, é a venda por meio telefônico.
Verifique a possibilidade de utilizar empresas especializadas ou defina bem os
seguintes aspectos:
- Desenvolva o texto que os responsáveis pelo contato com o cliente devem falar;
- Treine muito antes de iniciar o processo de comunicação;
- Atente para o português e evite usar o "gerundismo", comum a esse
tipo de atendimento.
2) Mala direta: utilizada normalmente para a comunicação com o público que
já é cliente. Alguns cuidados são importantes:
- Ter uma chamada interessante no envelope, para que ele não vá direto para o
lixo;
- A mensagem interna deve ser curta e direta.
3) Rádio: o locutor deve transmitir credibilidade em relação aos produtos
e à loja.
4) Televisão: tem a vantagem, escolhendo-se o horário da transmissão, de
atingir todos os tipos de consumidores de todas as camadas sociais (jovens,
idosos, mulheres e homens), mas normalmente só levam a resultados positivos se
forem realizados com frequência e com duração do anúncio efetivamente atrativo.
Como seu custo é elevado, avalie se realmente esse meio é o que melhor se
adapta a sua empresa.
5) Jornal: deve ser utilizado para comunicação direta, ou seja, para
salientar promoções, especificando os produtos ou para anúncios gerais.
6) Faixas: comunicação breve e barata para atingir um público que
utiliza determinadas ruas, cruzamentos ou locais de grande fluxo de pessoas.
Não se esqueça de verificar se a prefeitura de sua cidade autoriza a colocação
e quais as condições para que ela possa ser afixada.
Fonte: Sebrae
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