Harmonia em vendas pode ser interpretada como a combinação
perfeita entre a arte de saber se colocar no lugar do cliente e a sutileza de
saber ouvi-lo
Por que as relações comerciais nem sempre são harmônicas? Na
música, a harmonia trabalha com as sonoridades resultantes da sobreposição de
diferentes notas. Na arte, pode-se ver a harmonia como efeito da composição de
formas. Na sociedade, vemos harmonia no conceito de lei e ordem; e no universo
das vendas, onde entra a harmonia? Qual a importância real da harmonia em
vendas?
Vamos começar comparando ramos de mercado com base nos
exemplos acima. Você compraria um CD se o som tocado fosse uma bagunça
ininteligível? Você compraria um quadro cujos rabiscos não lhe dissessem
absolutamente nada? Você viveria em uma sociedade sem lei alguma, onde fosse
permitido roubar e matar sem nenhuma pena? Imagino que a sua resposta foi
negativa para as três perguntas. E quanto aos vendedores?
Digamos que a harmonia em vendas possa ser interpretada como a combinação
perfeita entre a arte de saber se colocar no lugar do cliente e a sutileza de
saber ouvi-lo. Portanto, você compraria de um vendedor que não oferece a você
harmonia alguma? Que não entende o que você deseja e também não o escuta?
Imagino qual foi a sua resposta e a minha também é NÃO!
Eu, você e toda a população consumidora brasileira busca harmonia no atendimento
dos vendedores, mesmo que muitos não percebam esta busca. Repare que você
jamais verá um vendedor de altíssima performance que não faça uso de harmonia
em seu atendimento.
Talvez você se veja perguntando: e se eu entender que para mim a harmonia em
vendas está mais ligada à sensibilidade e à cortesia? Ou quem sabe para outra
amiga vendedora a harmonia se defina por excelência e humildade? E quem sabe
ainda outro amigo vendedor defina a harmonia através das qualidades
flexibilidade e carisma? Algo errado? Não!
O conceito de harmonia pode ser diferente para cada vendedor (a). Imagine um
profissional que consiga unir todas as possíveis definições acima
exemplificadas e quem sabe até algumas mais. O céu é o limite para este
vendedor, que de tanto se especializar em harmonia se tornou um maestro das
vendas.
Perceba que nos dias atuais já é mais ou menos assim. Temos no mercado os
maestros das vendas, que são poucos e bem sucedidos e temos os vendedores em
fase de aprendizado harmônico, que são muitos e ainda não chegaram onde
pretendem. Se você quer se tornar um maestro, aí vão algumas dicas simples,
fazendo analogia a uma orquestra:
1) As primeiras notas a serem tocadas são as mais
importantes: aprenda a “tocar de ouvido” as suas vendas. Ouça, aprenda rápido e
pratique.
2) Respeite e não inveje os maestros, pois a inveja lhe fará um estacionário
admirador. Ao invés disso, faça modelagem, acerte com eles e cresça.
3) Saiba que os seus clientes admiram os vendedores que humildemente deixam
claro que estão sempre aprendendo. Há tempo para ser especialista no que faz e
tempo para admitir a fase de aprendizado. Se você ultrapassar estes limites,
quebrará a harmonia.
Sabe quando você descobre que se tornou um maestro das vendas? Quando tem a
humildade de continuar aprendendo quando todos os seus concorrentes acharem que
já sabem de tudo. Maestro brilhante é atualizado. Aqueles que usam sempre a
mesma música ou um script de vendas para todos os clientes, pararam de aprender
e se tornaram ex-maestros, só não o sabem ainda.
E você? Já é maestro das vendas? Ótimo, parabéns, se atualize, pois seu
concorrente o fará! Quer ser um maestro das vendas? Excelente, entre em
movimento e largue na frente, pois quase todos os vendedores também querem. A
escolha, como sempre, é apenas sua.
Sobre o Autor
Edilson Menezes atua há 20 anos em vendas, ministra
treinamento e consultoria para profissionais e empresas de diversos setores por
meio da Arte & Sucesso Desenvolvimento Humano. (www.arteesucesso.com.br). Email: edilson@arteesucesso.com.br
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