METAS DE VENDAS



Por Luciana Gomes

Muitos empresários, donos de pequenos, médios e até grandes negócios, ainda não descobriram o poder que as metas possuem. Trabalhar orientado por metas é o segredo de sucesso de muitos grandes empreendimentos. Se pararmos para analisar, toda empresa tem obrigações a pagar, lucro a obter e sendo assim tem um objetivo a atingir, correto? Então porque muitos não traduzem esses objetivos em metas de vendas claras e claramente perseguem isso junto a sua equipe?

Em boa parte das empresas que visito, principalmente no varejo, observo muitas lojas flutuando, buscando vender mais que o mês passado, que o ano passado, porém não tem um planejamento claro de vendas, não repassam esse raciocínio para seus gerentes e colaboradores e todos acabam acreditando que a sua importância está em trabalhar as oito horas diárias. As pessoas devem ser orientadas por metas todo o tempo! Elas precisam trabalhar buscando um objetivo, a meta é como uma bússola, que aponta o caminho a seguir, sem isso, todos ficam a deriva, navegando sem saber para onde ir, e sendo assim, tanto faz trabalhar oito ou quatro horas que não fará diferença nenhuma, aquele plus a mais só é dado quando existe um objetivo claro, uma cultura orientada para os resultados, regada a muita motivação, acompanhamento e feedback’s constantes do desempenho da equipe.

Os melhores profissionais de vendas sabem o que querem conseguir e se planejam para alcançar seu objetivo. Eles o definem de uma forma específica e viável, de preferência com datas definidas. Eles visualizam o objetivo, determinam como será alcançado e executam as ações necessárias para alcançá-los.
Para definir suas metas faça o exercício acima, defina o objetivo, as estratégias - ações para chegar a esse objetivo -, se for uma meta anual, divida-a pelos doze meses, respeitando a sazonalidade do seu negócio, e compartilhe com toda sua equipe. Você pode ainda repartir a meta maior em pequenas fatias, semanais, por exemplo, e ir acompanhando de perto a evolução dos seus resultados. Dentro deste trabalho cabe ao gestor mensurar, cobrar, elaborar campanhas de incentivo (fundamentais para aumento de vendas!), enfim praticar inúmeras ações objetivando manter a equipe engajada, empenhada e interessada no cumprimento dessas metas.

O importante é manter a temperatura alta, o foco nas metas e principalmente, ao final premiar as vitórias conquistadas. O reconhecimento e a recompensa pelo bom trabalho e alcance dos objetivos propostos são os itens mais importantes para manter todos motivados a repetir a dose e criar uma cultura orientada por metas.

Uma empresa orientada por metas é uma empresa orientada para o crescimento e superação!

Forte abraço!

Suce$$o!!

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