4 DICAS PARA ALAVANCAR SUA CARREIRA


Por Luciana Gomes
Olá!  
Já ouviu falar do termo “Afiar o machado”? 


Trata-se de um jargão que diz respeito a estar sempre revendo conceitos, adaptando-se ao novo, procurando novas possibilidades de melhorias. Apesar de tudo isso ser simples e óbvio, posso notar que muitos indivíduos não põem em prática nada disso, se escondendo atrás de inúmeras justificativas e ações que a nada levam além do atraso das conquistas almejadas. 


Muitos vivem boa parte do seu tempo retorcendo o passado, apreensivos com o futuro e vivendo pouco ou nada do presente. A vida amigos, fazemos no hoje, o futuro é fruto das nossas escolhas e ações agora, de nada adianta se lamentar pelo ontem, ele já passou, ou viver mergulhado em um futuro que ainda não aconteceu. É preciso construir todas as estradas no hoje. Confesse: quanto tempo faz que você não se preocupa quase que exclusivamente com o presente, com o agora, com o já? É no presente onde tudo acontece. Somente o presente nos pertence.

Abaixo trago quatro dicas comportamentais para ajudar você a alavancar sua carreira. São ações simples, mas que se praticadas cotidianamente, trarão resultados surpreendentes. É só esperar.

1. Tenha uma atitude positiva diante da vida. Os pensamentos levam à ação, e pensamentos positivos levam a atitudes positivas. Pense em sua vida. Você é daqueles que valorizam suas conquistas, sejam elas pequenas ou grandes, ou fica sempre olhando para a "grama do vizinho", acreditando firmemente que é um ser injustiçado, que nada para você é bom, que nada de bom te acontece? É cômodo reclamar. Portanto, tome iniciativa. Procure transformar em novas oportunidades fatos que a princípio lhe parecem adversos. Lembre-se: os vencedores são otimistas por natureza. E comemore tudo.

2. Aja com entusiasmo. O entusiasmo é contagiante. Felicidade atrai felicidade, e sucesso atrai mais sucesso. Pense: as pessoas que acreditam em si mesmas, que estão sempre sorrindo, têm mais amigos, são mais felizes e realizadas. Para se destacar, ser um verdadeiro talento, o profissional deve ter duas características imprescindíveis: competência técnica e paixão por aquilo que faz. Ainda que o que faça hoje não seja o sonho da sua vida, mas como disse acima, o futuro se constrói no hoje, fazendo o melhor hoje, com certeza estará construindo a estrada do sucesso para amanhã.

3. Invista em você. Muitos profissionais se acomodam nas suas profissões e funções e esquecem-se de buscar aperfeiçoamento, se reciclar. Alguns compartilham do pensamento de que não precisam de treinamento, que já sabem tudo sobre a atividade que executam. Esse é um erro fatal. Atualização significa evolução, quem não se atualiza fica para trás, o mercado, o mundo está em constante evolução, o que era bom hoje, amanha já mudou completamente.  


Pessoas com esse perfil gradativamente passam a não ser capazes de perceber que a oportunidade de aprender permite aprimorar as habilidades profissionais e expandir o leque de possibilidades. Há pessoas que reclamam da empresa onde atuam, mas na prática não são capazes de oferecer um esforço a mais em favor da organização e da própria carreira profissional. Pessoas que dizem que não precisam de treinamento, normalmente, há mais de dois anos não realizam nenhuma alteração no próprio currículo e continuamente reclamam que o mercado de trabalho não oferece oportunidades.

4. Aprenda a se auto-motivar. Especialistas nos ensinam que temos quatro grandes fontes de automotivação. São elas:

• Você mesmo com suas crenças e atitudes;
• Pessoas à sua volta.
• Mentor emocional.
• Ambiente e instalações (fatores como o ar, iluminação, cores e decoração fazem parte dos “detalhes” que nos levam a uma maior produtividade).

Sendo assim, busque apoio e incentivo em amigos e parentes; estar perto de pessoas que agreguem (a máxima: diga-me com quem andas e te direi quem és é verdadeirissima); tenha em mente um personagem real ou fictício, alguém que realmente lhe inspire; transforme o seu local de trabalho em algo alegre e agradável.
Enfim, procure e disponibilize a sua fonte de motivação.

Agindo de acordo com estes quatro princípios simples mas muito eficazes, esteja certo de que você irá "afiar o seu machado" e evoluir cada dia mais na sua carreira profissional.

UM FORTE ABRAÇO E SUCE$$O!!!!

Comentários