Últimas Novidades

O que é felicidade no trabalho?

Olá tudo bem? Hoje trago uma reflexão sobre o que é de fato felicidade no trabalho e o que fazer para consegui-la! Espero que gostem!


FELICIDADE NO TRABALHO 

Por Luciana Gomes

“Nunca foi tão importante ser feliz na profissão. A satisfação em exercer as atividades do dia a dia impulsiona a motivação de crescimento na carreira e a produtividade.”

Mas o que é felicidade no trabalho?

Muitos irão responder que felicidade no trabalho é ganhar bem em um ambiente agradável, com todas as condições favoráveis para se trabalhar. Ok. Concordo. Afinal de contas no mundo corporativo muito se fala em ações para reter talentos que passam pela preocupação com o bem-estar e motivação dos colaboradores, trabalhar em uma empresa assim de fato deve ser muito prazeroso. Mas será que só é possível ser feliz trabalhando na empresa perfeita?

A primeira pergunta a se fazer é: Qual o verdadeiro motivo da infelicidade? Muitas vezes a insatisfação no ambiente de trabalho esconde frustrações com a carreira e com a própria auto- estima, o individuo entende que deveria estar em outro lugar, exercendo outro tipo de atividade, que a empresa não é boa o suficiente para ele, porém em nenhum momento ele procura se movimentar em busca de melhorias ou avaliar se de fato está preparado técnica e academicamente para uma posição melhor, seja dentro ou fora da organização.

A infelicidade acontece quando entramos num processo de letargia, isto é, não agindo para resolver o que tem de ser resolvido.
Lendo um artigo de Ricardo Piovan me deparei com a seguinte situação: “Um grupo de psicólogos estudou a relação entre atitude e felicidade em crianças. Os pesquisadores levaram duas crianças ao laboratório para serem observadas. Um delas foi descrita como contente, solta, positiva. O outro garoto foi descrito como negativo, mal adaptado e infeliz.

Os cientistas começaram o experimento colocando a criança de atitude negativa num quarto repleto de brinquedos conhecidos. O garoto brincou um pouquinho com cada brinquedo e depois de quinze minutos estava entediado e disse: {Esses brinquedos são chatos. Não dá para arrumar uns brinquedos melhores para mim?}.

Então os pesquisadores colocaram o menino positivo numa sala onde havia um balde de esterco. Do outro lado, do espelho monofásico, os cientistas observaram a reação daquela criança: {Ei, cara! Deve ter um pônei aqui perto}”.

Felicidade é uma questão de como você vê a realidade a sua volta. Algumas pessoas aprenderam a ver o mundo de forma positiva, acreditando em escolhas que geram mudanças. Outras já aprenderam a ver o mundo sem solução e não entram em ação para resolver aquilo que precisa ser resolvido. Ao contrário ficam se queixando, falando mal do chefe, da empresa do mundo, não enxergam que esse tipo de comportamento só prejudica a si mesmo, pois gera uma imagem negativa diante de todos a sua volta e cria um circulo vicioso, sem nenhuma perspectiva de melhoria e mudança. Ninguém quer estar perto de pessoas negativas, a felicidade é contagiante, o negativismo acaba sendo também.

Algumas sugestões de como ver a empresa de forma diferente:

- Está infeliz com o seu salário? Ao invés de reclamar pelos cantos da empresa, que tal você ter uma conversa adulta com o seu líder e perguntar o que você precisa fazer, ou mudar, para receber um aumento daqui a seis meses. Ou ainda, mudar o seu foco, fazer uma nova faculdade, novos cursos e buscar um upgrade na sua carreira?

- Está infeliz com o volume de trabalho sem tempo para sua vida pessoal? Simples, leia três livros sobre administração do tempo e produtividade e coloque as orientações em prática. Saiba que você terá que fazer coisas diferentes para ter resultados diferentes.

- Está infeliz com os resultados das suas vendas? Enquanto você reclama que o mercado não está comprando, que a empresa não faz a parte dela, tenha certeza que existem vendedores vendendo muito. Observe o que estas pessoas fazem diferente daquilo que você faz no dia a dia, talvez a solução esteja por aí.

- Está infeliz com a empresa onde trabalha como um todo? Já pensou em trocar de empresa? É mais ético com a empresa e com a sua própria carreira, sair da zona de conforto e mudar, ao invés de falar mal de tudo e de todos.

Administre os seus problemas e dificuldades com inteligência, pois as pressões e adversidades da vida se dissipam à medida que entramos em ação para resolvê-las.

Contribuíram com este artigo: Ricardo Piovan – Consultor e palestrante (http://www.portalfox.com.br)








Nenhum comentário

Deixe aqui sua opinião!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...