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Consultoria Empresarial: Dicas para uma boa divulgação.



Olá amigos tudo bem?

Esses dias tenho estado bastante corrida, novos projetos, novos desafios, melhores, maiores.. assim é a vida não é? Uma sucessão de acontecimentos que se bem aproveitados convergem em sucesso e realizações para nossa vida e carreira. Tenho buscado aproveitar, aprender, absorver, me beneficiar de cada nova oportunidade que surge no meu caminho. Acredito que em tudo podemos aprender e evoluir um pouco mais, e o aprendizado aliado à prática, são sem dúvida o caminho para o sucesso.

Hoje deixo com vocês um texto de um consultor do Sebrae (confesso, não tenho o nome dele, se alguém souber a autoria me avise para que possa dar os créditos), o texto é bem interessante e trata dos passos para tornar-se um consultor empresarial bem sucedido. Para todos que já atuam ou almejam atuar nessa área. Espero que gostem! Forte abraço! Luciana Gomes

Dicas e orientações do Consultor SEBRAE para empresa de consultoria:

Mostre seu diferencial

No caso de sua consultoria ser cotada e não fechar negócio, não há o que fazer! Isso faz parte do negócio… A maioria das empresas abre cotação para obter o número de propostas exigidas por suas normas internas e, por outro lado, a escolha da empresa não se dá obrigatoriamente somente por preço, a não ser que seja um edital aberto e que isso esteja explicitado!

Na maioria das vezes, a escolha de uma consultoria se dá pelo portfólio da empresa, pela experiência dos profissionais no tipo de pesquisa solicitada e ainda pelo relacionamento entre contratante e contratada em serviços anteriores. Muitas vezes, a cotação é só para cumprir “tabela”, pois o vencedor já esta definido, uma vez que a contratante já criou confiança no trabalho de outro prestador de serviço.

O importante é reavaliar o seu preço, adequando-o ao que é praticado no mercado, e, no momento da cotação, demonstrar o diferencial do seu trabalho, o nível de satisfação que os clientes anteriores demonstraram com a atuação da sua empresa.
Conheça a concorrência e reavalie os custos

Embora você diga que não há como fazer uma pesquisa de preço, na verdade é possível sim saber que preço a concorrência está praticando! A maioria das propostas para este tipo de serviço é elaborada com base no número de horas trabalhadas mais as despesas de deslocamento, refeições, hospedagem, passagem etc.

Então, pesquise e descubra se sua hora está compatível com os preços praticados pelo mercado. Caso não esteja, deverá realinhá-las para que nesse quesito esteja competindo de igual para igual. Seus preços só podem ser mais alto do que o da concorrência se o seu nome já for muito reconhecido no mercado.

Caso sua hora esteja dentro do mercado, você tem ainda que se preocupar com as despesas envolvidas na pesquisa de campo. Veja em que é possível cortar custos para tornar o preço do seu serviço mais competitivo.

Na cotação para a realização de uma pesquisa em São Paulo, por exemplo, você estaria em desvantagem em relação a um concorrente sediado em SP, já que sua empresa fica no RJ. O trabalho iria requerer deslocamento e hospedagem para você, o que não ocorreria com uma empresa local, que com certeza teria um preço final menor que o seu. Então, foque a prestação de serviços e a busca de clientes em regiões onde os custos de produção sairão menores para a sua empresa.

Quanto à busca de novos clientes, é necessário divulgar sua empresa e as estratégias para isso dependerão do público-alvo selecionado. A venda direta é muito interessante: crie um mailing, selecione potenciais clientes e procure agendar reuniões para apresentar meu trabalho.

Nas reuniões, você deve estar munida de apresentação de sua empresa, portfólio bem elaborado para entregar ao cliente e cartão de visita. É o momento para trabalhar seus argumentos de venda! Também leve o portfólio e a apresentação em meio eletrônico, pois muitos clientes solicitam a versão digital da apresentação.

Antes de elaborar um email marketing e enviá-los aos potenciais clientes, saiba que a resposta a esse tipo de divulgação é baixa. No entanto, é extremamente funcional para o primeiro contato, pois você começa a fazer o nome de sua empresa ficar conhecido.

Escrever artigos para revistas que falam de mercado também é uma forma de seu nome ficar mais conhecido. Ofereça ainda seus serviços para instituições como o Sebrae, que realiza várias pesquisas de mercado. Procure a área responsável por pesquisas e converse com eles.

4 comentários:

  1. Antonio Santos13 abril, 2012

    Muito bom! Parabéns!

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  2. Excelente post, gostei muito.
    Não sou consultor mas estou construindo um site www.portaldosconsultores.com.br e gostaria de saber se posso publicar este artigo no referido site.

    Desde já agradeço,
    Afonso Nast
    parcerias@redeportal.com

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  3. Em Tempo:
    Citando a fonte é claro, além de ter o link para o site da mesma. De acordo com a norma que adotei(criar o link e não apenas citar a fonte).
    Afonso Nast

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  4. Gostei do artigo. Sou consultora tanto na área de RH como na implantação do sistema de Gestão ISO 9001:2008.

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