O empreendedor e o sucesso

  
  A palavra empreendedorismo pode ter diferentes significados, depende muito do foco que se quer dar no momento, para mim, empreender significa ser dono do próprio nariz, seja ele sua vida, carreira ou até mesmo um emprego. Empreender é criar, com coragem e determinação a solução para problemas e necessidades existentes. Se você tem o sonho de ser dono do próprio negocio, deve começar por entender os problemas dos seus futuros clientes. Quem são eles, do que precisam, quais são seus objetivos? Essas são perguntas que devem vir antes mesmo de iniciar o seu plano de negócios. O seu negocio deve ser antes de tudo um solucionador de problemas, pois empresas existem para isso, prover soluções, sejam elas de produtos ou serviços, o foco sempre deve estar em resolver problemas.

Achar o mercado certo também não é fácil, por isso considero fundamental o plano de negócios, mas vamos combinar, nunca gostei de nada muito complexo, portanto minha recomendação é, faça algo simples, objetivo e assertivo, o plano precisa conter todas as informações mais importantes, principalmente o objetivo e missão da empresa, os planos de marketing, vendas, metas e o plano financeiro. Objetividade é a palavra de ordem nesse processo, o mundo muda a todo instante, e o plano precisa acompanhar isso. Após o plano é importante conhecer o mercado, testar o seu produto / serviço, verificar a sua viabilidade, para isso existem inúmeras formas, encontre uma que se adeqüe ao seu estilo, mas não se lance de cabeça sem antes entender se o seu produto ou serviço tem mercado.

Para finalizar, aprenda a trabalhar em equipe, lidar com pessoas, trabalhar duro, ter muita disciplina e organização, tenha metas claras e aprenda a cumpri-las, desde as menores até as globais, dê tamanha importância as metas, elas são sua bussola, elas te mostrarão onde você quer chegar, onde você está e o que deve fazer para melhorar o cenário. Ser orientado por metas é o ponto básico para empreender.

Porem o mais importante mesmo em todo o processo é a paixão! Ser apaixonado pelo que faz é o ingrediente mais importante em tudo isso, sem paixão não há nada, com paixão, tudo é possível! Por isso, ame o seu trabalho, ou melhor, escolha algo que você ame fazer, assim poderá enfrentar todos os desafios de empreender e nem perceberá, trabalhará muito, dormirá pouco, se sentirá sozinho muitas vezes, terá questões para as quais não terá respostas, sentirá medo, frustração, errará muito, mas se dentro de tudo isso houver a verdadeira paixão pelo que faz e um desejo genuíno de resolver os problemas dos seus clientes, todos esses desafios serão combustível para o próximo passo: o sucesso!

Não tenha medo de dar o primeiro passo; com foco, boa vontade, animação e planejamento qualquer objetivo se torna muito mais atingível. Todos nós temos um potencial gigantesco, só é preciso acreditar e ir em busca do nossos sonhos de maneira assertiva! Não acredita? Observe as várias histórias de sucesso que vemos por aí, são pessoas como Silvio Santos, Ayrton Senna, Steve Jobs, David Portes e tantos outros que saíram do anonimato e fizeram grandes coisas graças ao seu talento, coragem e paixão!
É só acreditar e ter iniciativa! Tente estar sempre um passo à frente!

Desejo a você muito sucesso e coragem na busca pelos seus objetivos!

Forte abraço!

Luciana Gomes

Comentários

  1. Muito interessante seu artigo sobre empreendedorismo, motivacional, confiante e esclarecedor.

    Gostei muito !!

    Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!