Onde Encontro Meu Cliente?


Por Rogério Silberberg

Como o empreendedor pode aproveitar ferramentas da internet para encontrar e atingir seu público-alvo.

O consumidor está cada vez mais informado e preparado para tomar decisões, ou seja, ele tem mais poder do que tinha antes e, muitas vezes, ele que vai achar a sua empresa e não o contrário.

Fazer marketing nos dias de hoje se tornou uma tarefa ainda mais desafiadora do que já era nos tempos antes da internet, dos smartphones, Google, Facebook, blogs, etc... O que eu devo fazer nessa confusão toda? O caminho a ser seguido vai depender do seu negócio, mas existem algumas coisas que podem ser aplicadas para a maioria das empresas:

1) Tenha um bom site ou uma boa página de destino. Um bom site não significa um site complexo, pelo contrário, faça um site simples que vá direto ao assunto. Em alguns casos a melhor opção é fazer apenas uma página de destino (landing page). Comece por ela e depois, se precisar crie outras páginas auxiliares. Sua página de destino deve ter uma breve explicação do seu serviço/produto, preços, seus diferenciais, fotos/vídeos, depoimentos de clientes e como as pessoas podem entrar em contato com sua empresa ou encontrar seu produto. Pense em um valor de investimento para fazer ou refazer o seu site. Pensou? Considere gastar até o dobro, mas faça ele bem feito!

2) Ajude seus clientes e prospects a te encontrarem no Google e outras ferramentas de busca. As visitas que seu site recebe de lá são muito qualificadas, pois a pessoa está procurando pelo tipo de produto ou serviço que você oferece. Para ter uma boa cobertura e aparecer em posições de destaque nas buscas você deve combinar a busca gratuita com os links patrocinados.

3) E-mail marketing. Cadastre o e-mail de seus clientes e prospects para que eles possam receber informações e novidades sobre sua empresa. Sempre que você cadastrar o e-mail de alguém, peça autorização e deixe claro que tipo de e-mails você pretende enviar.

4) Vale a pena criar uma página no Facebook, mas reserve algum tempo para se dedicar a ela. Lá é um ótimo lugar para conversar e se relacionar com seus clientes. Além disso, você deve estimular o boca-a-boca de pessoas que gostam da sua empresa e seus produtos.

5) Mensure seus resultados e entenda como você pode melhorar seu site e seus esforços de comunicação. Utilize ferramentas de análise como o Google Analytics (gratuito). Procure ter algumas métricas de sucesso como vendas ou leads para comparar resultados de diferentes fontes de tráfegos, anúncios, páginas de destinos e estratégias.

Existem diversas outras ferramentas e mídias como o Linkedin, Twitter, comparadores de preço, portais, blogs entre outras que você pode utilizar. Espero falar sobre elas e mais detalhadamente sobre essas aqui em outros artigos. Até mais!


Rogério Silberberg é sócio-fundador da Blinks, uma plataforma para otimização de campanhas de links patrocinados e outras mídias de performance.

Fonte: www.endeavor.org.br

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