6 dicas de marketing para pequenas empresas

Olá amigos tudo bem?

Hoje trago uma matéria retirada do site Exame PME bem interessante com algumas dicas de marketing para micro e pequenas empresas, porque marketing não foi feito apenas para as grandes corporações! Tenho certeza que se você, micro e pequeno empresário começar a pensar o marketing da sua empresa de forma estruturada, estratégica, colocando essas e outras dicas em prática, logo perceberá os bons resultados e o quanto boas estratégias e planejamento adequado são fundamentais para o crescimento sustentável do seu negócio! Boa sorte e sucesso!

Luciana Gomes



6 dicas de marketing para pequenas empresas


São Paulo – As pequenas e médias empresas que estão dispostas a crescer precisam investir na marca e na divulgação de seus produtos. Mesmo sem uma área especializada em marketing, é possível definir algumas ações para a sua equipe que vão ajudar a fortalecer o negócio.
Com a ajuda de especialistas na área, EXAME.com selecionou seis dicas essenciais para fortalecer o marketing na sua empresa. Confira:

Invista nas redes sociais
 
Se sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis nas principais redes sociais é hora de tomar uma atitude. Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse movimento vão perder novos consumidores. Além disso, através das redes sociais é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra.

Construa uma marca forte
 
Mesmo que não se torne conhecida do público geral, é importante para uma pequena consolidar a marca em seu mercado potencial. Para isso, funcionários, colaboradores e clientes precisam ter clareza sobre a imagem da empresa, já que são eles quem ajudam a divulgá-la. Ter uma posição clara no mercado e construir uma identidade visual padronizada – abrangendo de cartão de visitas a folhetos promocionais – é fundamental.

Ofereça um bom atendimento
 
A impressão que um cliente leva da sua empresa importa tanto quanto o produto. Seja durante ou depois da venda, é imprescindível ter um bom atendimento. Isso inclui responder às solicitações e reclamações dos consumidores com agilidade e manter um canal direto entre eles e a empresa. Oriente toda a equipe e tenha respostas rápidas para atender às dúvidas. Com um atendimento bem definido, fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias, por exemplo.

Calcule o retorno do marketing
 
Algumas métricas de marketing exigem pesquisas e relatórios elaborados. Outras, porém, podem ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma ação, investigue quem é o seu público e qual o efeito esperado. Tenha uma planilha organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o resultado conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca. 

Faça um plano de marketing
 
O planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios e o tributário. O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa. Entenda como funciona o comportamento de compra do cliente e conheça bem os outros players no mercado. Isso ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os objetivos e as metas de marketing. Todo plano de marketing deve ter um cronograma que indique um responsável para cada ação.

Informe-se e estude
 
Para os empreendedores que não têm uma formação em administração ou uma boa base em conceitos de marketing, os livros podem ser uma saída. Existe uma extensa bibliografia sobre o assunto da qual os pequenos empresários podem tirar proveito. Para começar, busque um autor consagrado, como Philip Kotler e seu livro Administração de Marketing. Se o foco for serviços, a dica é ler Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados, de Lovelock e Wirtz. Para ajudar na elaboração do plano de marketing fique com Planos de marketing, de McDonald.

**
Luciana é consultora de Marketing e facilitadora em cursos empresariais sobre os temas Marketing, Vendas, Relacionamento com clientes e Gestão de pessoas. Para mais informações Clique aqui.

 


Comentários

  1. é isso aí. 5W2H em tudo!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, muito boas as dicas, interessante também é saber de onde vem o dinheiro, e onde mais está sendo gasto, para isto, eu deixo uma dica para os leitores empreendedores, usem sistemas de gestão financeira o quanto antes, um ótimo sistema é o Borlan, provavelmente todos já conheçam, mas fica a dica, www.borlan.com.br.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!