Evento #HootUpSalvador



Hoje aconteceu a primeira edição do evento HootUp em Salvador-Ba. O evento teve como tema principal: mídias sociais x mercado de Salvador; foram discutidos assuntos como marketing digital, social media, comunicação digital e claro, o mercado de Salvador frente a tudo isso.
 
 
 
 
Contou com a presença de diversos especialistas nas áreas de marketing, comunicação e social media. Tive a honra de ser uma das convidadas e foi um grande prazer poder contribuir, aprender e fomentar a discussão sobre temas tão atuais em um evento tão interessante.


Como consultora organizacional e palestrante, posso afirmar que o ambiente digital e suas tendências, incluindo mídia social, é um assunto cada vez mais discutido nos ambientes corporativos, pois é uma realidade crescente em todo o mundo, a internet está no centro das transformações que conduzem à economia digital, hoje com um simples clique você tem acesso a conteúdo e serviços em qualquer parte do planeta, essa riqueza de possibilidades, cedo ou tarde terá que nos conduzir a um mundo novo, já está nos conduzindo a uma reinvenção na forma de pensar o marketing, a comunicação, onde o foco está de fato nas pessoas – que passaram a ser agentes ativos dentro deste processo – e não nos produtos. É possível fazer negócios a quilômetros de distancia, reuniões são cada dia mais conduzidas via ferramentas web, e clientes cada vez mais baseiam suas escolhas no que veem e leem na rede, compartilhando também suas opiniões e multiplicando isso para milhões de outros. Estratégias de marketing nunca foram tão importantes dentro deste cenário, mas o foco mudou. Entender essa tendência, aceitar essa nova realidade é crucial para que as empresas continuem no mercado e mantenham-se competitivas e atualizadas junto ao seu público.

Quando questiono por aí sobre marketing digital, muitos me respondem com algo parecido com o seguinte conceito: “é o conjunto da aplicação de técnicas de SEO, o uso de links patrocinados em canais como o Google Adwords de forma planejada e otimizada, além de e-mail marketing, campanhas em mídias sociais e marketing viral, com foco na divulgação de seu site, marca, produtos e/ou serviços.”

Para mim marketing digital ou e-marketing vai muito além de aplicar algumas técnicas especificas para otimização de sites e divulgação on line. O marketing é um só, a forma de aplicar as suas estratégias é que vem mudando. Considero muito importante utilizar as ferramentas digitais disponíveis, seja para aumentar o trafego no seu site, divulgar sua empresa, sua marca, enfim, porém ainda mais importante do que escolher e utilizar as ferramentas, é pensar as estratégias, planejar a sua empresa, montar um adequado plano de marketing, contemplando estratégias on line e off line, tendo claro onde se quer chegar. Jogar sua empresa na internet usando tudo ao seu alcance, de nada adiantará, é preciso que haja um correto planejamento, posicionamento, segmentação, para que ao final se alcancem os resultados esperados, e caso não sejam alcançados, saiba exatamente onde está o erro, onde faltou mais empenho, o que precisa ser aperfeiçoado para que o êxito possa ser atingido. Não tem mistério, em marketing, como em tudo na vida, os principais ingredientes são: planejamento, ação e foco. Tudo isso dentro e fora da rede!

Forte abraço e sucesso!!


Luciana Gomes

Comentários

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!